SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA SERÁ PROMOVIDO NO MUNICÍPIO

O Movimento Social Negro vem buscando, ao longo do tempo, garantir a voz e o acesso aos Direitos Constitucionais à População Negra, fato que tem reverberado avanços no Brasil na última década, em especial na área da saúde, a exemplo da implementação de políticas públicas de equidade. Entendendo a importância de problematizar a questão racial no Brasil, tendo em vista a aprovação do Estatuto de Promoção da Igualdade Racial, assuntos voltados à área de saúde têm se fortalecido, trazendo indicativos que chamam à reflexão sobre a pertinência da consideração deste recorte no desenvolvimento das políticas públicas, muitas vezes questionado pela epidemiologia.
O assunto será tema do 1º Seminário Municipal sobre Política de Atenção Integral à Saúde da População Negra e Doença Falciforme na Atenção Básica/Urgência e Emergência a ser realizado dia 6 de agosto, das 9h às 17h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com intervalo para almoço.
O seminário terá o papel de fomentar a política integral da saúde da população negra, debater a questão do racismo institucional, conhecer melhor a política nacional da população negra e ver os avanços e desafios nessa temática.
A Diretora do Hemocentro Estadual, Marcia Gomes, vai palestrar no evento.
A coordenadora estadual da Saúde da População Negra, Míriam Alves Olori Oba, esteve recentemente em Arroio Grande participando de reunião com o Executivo Municipal onde foram tratados os primeiros passos para o seminário. O arroiograndense, Betinho Ferreira, integrante do Movimento, também participou do encontro que foi coordenado pelo secretário de Saúde Inácio Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário